Os super-heróis são poderosos pináculos da cultura popular nos dias de hoje e, onde há super-heróis, existem assistentes.
Os personagens secundários de Marvel e DC costumam ser a cola que mantém a narrativa unida, embora em muitos casos os ajudantes tenham saído da sombra de seu mentor e, às vezes, os tenham ultrapassado.
Embora personagens primários como Batman, Mulher-Maravilha e Homem-Aranha sejam figuras centrais em histórias em quadrinhos e suas estrelas mais reconhecíveis, existem casos em que o ajudante superou seu próprio mentor – aqui estão dez deles.
Falcão
Sam Wilson estreou nas histórias em quadrinhos do Capitão América em 1969. Criado por Stan Lee e Gene Colan, Falcão foi o primeiro personagem afro-americano a se destacar nos quadrinhos e foi também adaptado para os cinemas, onde foi vivido por Anthony Mackie.
Wilson estrelou uma série de quadrinhos como Falcão e também vestiu o manto do Capitão América depois de Steve Rogers. Dada a cena de despedida de Steve em Vingadores: Ultimato, parece que os fãs verão Wilson como Capitão América na Fase 4.
Carnificina
Superar o nível de vilania de Venom é uma tarefa difícil, mas Carnificina mostrou através de suas muitas encarnações em quadrinhos que ele é um assassino brutal em um nível diferente do alter ego simbiótico de Eddie Brock.
Cletus Kasady já estava preso por assassinato quando o simbionte se fundiu com ele, e o vínculo mais forte entre Kasady e a entidade alienígena significa que Carnificina é mais poderoso que o Homem-Aranha e Venom.
Kid Flash
O sobrinho de Barry Allen, Wally West estreou na DC Comics em 1959 como um parceiro do Flash. Kid Flash possuía as mesmas habilidades de velocidade sobre-humana e foi um dos membros fundadores dos Jovens Titãs.
West foi retratado nos quadrinhos como mais rápido que seu tio, pois ele pode viajar no tempo através da Força de Aceleração sem nenhuma ajuda e possui a capacidade de atravessar objetos e fazê-los explodir. Ele foi o terceiro personagem a vestir o manto de Flash até que seu tio retornou em The Flash: Rebirth.
X-23
Ser filha e sucessora de Wolverine não é fácil, mas X-23 provou ser uma personagem capaz nos quadrinhos e também popular entre os fãs de quadrinhos. Clonada a partir do DNA de Logan, Laura tem os mesmos poderes que seu pai biológico, com vantagens adicionais.
Laura tem duas garras por mão e uma garra extra em cada pé, mas ela também é mais rápida, porque o adamantium cobre apenas suas garras em vez de todo o esqueleto. No entanto, Laura também é mais temperamental.
Robin
Como filho de Bruce Wayne e Talia al Ghul, Damian Wayne tem uma linhagem impressionante. O atual Robin demonstrou que ele tem toda a habilidade de seu pai, além de uma série cruel e sedenta de sangue herdada do lado de sua mãe da família.
Damien é atualmente jovem nos quadrinhos e mostra um descuido juvenil que muitas vezes é um erro. No entanto, considerando seu treinamento e seu tempo de experiência, Damian é capaz de superar seu pai no futuro.
Máquina de Combate
James “Rhodey” Rhodes é um personagem popular que é parte integrante do universo do Homem de Ferro, tanto nos quadrinhos quanto no MCU, onde ele é interpretado por Don Cheadle. Rhodey também vestiu o traje do Homem de Ferro no passado, durante a luta de Tony Stark com o vício em álcool.
O personagem apareceu pela primeira vez nos quadrinhos da Marvel em 1979. Com a morte de Tony Stark em Vingadores: Ultimato, Rhodey também pode assumir o alter ego de seu amigo morto no universo cinematográfico.
Abe Sapien
Abe Sapien é retratado nos quadrinhos do Hellboy como o parceiro mais lógico e contido do Hellboy, equilibrando a escala entre cautela e caos. Personagem principal da série Hellboy, Abe também apareceu em seus próprios quadrinhos que se mostraram populares entre os fãs.
Abe também foi adaptado para live-action, aparecendo no filme de 2004 de Hellboy e sua sequência de 2008, onde ele foi interpretado por Doug Jones.
Arsenal
Roy Harper estreou originalmente como Ricardito nos quadrinhos dos anos 40 como um companheiro adolescente do Arqueiro Verde. Como Wally West, ele também é um dos membros fundadores dos Jovens Titãs, além de um atirador habilidoso e um especialista com uma infinidade de armas.
Roy adotou o apelido de Arsenal como adulto para se distanciar de Arqueiro Verde e de sua reputação como ajudante. Sua versatilidade com armas faz com que suas habilidades superem a de seu mentor, cuja proficiência reside no tiro com arco.
Soldado Invernal
Bucky Barnes estreou originalmente nos quadrinhos do Capitão América em 1941 como um companheiro adolescente do Capitão América. O personagem morreu nos quadrinhos, antes de ser trazido de volta como uma arma russa com lavagem cerebral e depois vestir o manto do Capitão América após seu ex-mentor Steve Rogers.
Juntamente com o tio Ben e Jason Todd, a morte de Bucky foi uma das poucas em quadrinhos que permaneceram por anos e foi usada como exemplo do motivo pelo qual os heróis da Marvel não empregaram mais jovens companheiros devido ao perigo do estilo de vida dos super-heróis.
Asa Noturna
Dick Grayson é outro membro fundador dos Jovens Titãs e tem se destacado como a encarnação de renome de Robin na cultura popular.
O Robin original, Dick, passou por uma drástica mudança de personagem ao se distanciar de Batman após sua partida de Gotham, vestindo o manto de Asa Noturna e desfrutando de muitas séries de sucesso na DC
O Robin original estreou em 1940 e tornou-se sinônimo do universo Batman e da DC Comics.