Consumir 1 ovo por dia reduz o risco de doenças cardiovasculares

Eu gosto muito de pesquisar assuntos relacionados à nutrição, principalmente pelo fato de o meu mestrado ser totalmente focado nessa área. Recentemente li um estudo observacional que me chamou muita atenção e ele envolve o consumo de ovo.
Durante muitos anos o ovo foi considerado um vilão na alimentação, principalmente pela quantidade de colesterol que ele contém. Contudo, com o passar dos anos, diversas pesquisas desmistificaram o fato de que o alimento poderia causar problemas de saúde por aumentar as taxas de colesterol.
Pelo contrário! O ovo ajuda a aumentar os níveis de HDL – mais conhecido como colesterol bom, e não está associado a um risco aumentado de doenças cardíacas. Ele é uma das melhores fontes de uma substância chamada colina, que é fundamental na reparação da membrana celular e excelente para a saúde do cérebro.
A gema do ovo é extremamente nutritiva e é lá que encontramos 40% das proteínas, antioxidantes, a maioria das vitaminas e minerais. Além de ser um superalimento, o ovo é barato e cabe na maioria dos orçamentos. O estudo observacional ao qual me refiro constatou que pessoas que consomem um ovo por dia podem ter o risco de doenças cardiovasculares significativamente reduzido em comparação com as que não consomem ovos.
Esse estudo foi conduzido na China e publicado no periódico Heart. Já sabemos que o ovo é uma fonte proeminente de colesterol mas que não causa doenças cardiovasculares. Mas não podemos deixar de lado o fato de que ele também contém proteína de alta qualidade, muitas vitaminas e compostos bioativas, como por exemplo, os fosfolipídios e carotenóides.
Fonte :bellafalconi.blogosfera.uol.com.br